Que cuidados devem ser tomados com joias esmaltadas (resina)?

As joias esmaltadas (resina) podem durar muito tempo, mas é importante prestar atenção a dois fatores. Antes de falar sobre a manutenção, é hora de explicar sobre o que prestar atenção durante a vida útil da peça:

Qualidade da joia – Se a joia for feita de bons materiais, tem mais chances de durar muito tempo.

Manutenção - Siga essas oito dicas e garanta que sua peça dure ainda mais. Existem algumas dicas muito úteis para preservar a peça, e oito delas se destacam. É hora de descobrir o que são e o que fazer para que as joias esmaltadas durem mais.

1 – Cuidado ao usar perfumes

Primeiro, um erro comum que a maioria das pessoas cometem, é usar perfume sobre as joias. Sim! Essas coisas prejudicam as joias porque a maioria dos perfumes contém componentes prejudiciais. Ao se aplicar, não borrife sobre a peça e não coloque suas joias esmaltadas (resina) imediatamente após aplicar o perfume. Ou seja, espere a pele secar e coloque sua peça sobre ela, pois isso prolongará sua vida útil. Recomenda-se esperar pelo menos 10 minutos, pois todos os perfumes contêm álcool e isso é prejudicial. Seguindo essas dicas, suas joias esmaltadas durarão mais.

2- Limpe a peça regularmente

Não importa quanta limpeza seja feita, é importante não errar.

Por exemplo: muitas pessoas usam produtos de limpeza (monzi) na peça e acham que é o certo, quando na verdade está errado.
Muitos desses produtos de limpeza contêm certos componentes que podem danificar as joias com resina. E por outro lado, há pessoas que utilizam produtos mágicos que prometem revitalizar, e isso não é recomendado.

Lave-as com água e sabão neutro para que as joias esmaltadas não sejam danificadas. Esta é uma maneira simples e garante que a joia fique limpa sem danificar o esmalte (resina).

Limpe a peça regularmente!

3- Evite contato constante com água

A exposição à água salgada pode danificar sua peça, se feito por longo período de tempo. Além disso, evite usá-la ao nadar em uma piscina, por exemplo. O excesso de água encurtará a vida útil do esmalte, porque o cloro da piscina prejudica a resina. Evite também tomar banho com sua joia esmaltada, pois a água da torneira também contém cloro e o tempo de exposição pode agredir a resina. Se possível, evite ao máximo o contato com água, exceto quando for realizar a limpeza.

Muitas pessoas não seguiram esse conselho e depois reclamaram que a peça não durou muito tempo.

4- Fique atento se você transpira muito

O suor corporal pode oxidar as joias, por isso é importante evitar praticar esportes com elas. A razão pela qual a transpiração é perigosa é a produção de ácido úrico, que é liberado pelo suor. Se uma pessoa suar muito, esse ácido pode acelerar ainda mais o processo de oxidação da peça. Então você verá que a peça vai escurecendo gradativamente.

Não utilize joias esmaltadas para ir a academia ou fazer caminhadas. Isso vale também para outras situações que provocam suor excessivo, como praias e caminhadas ao sol.

5- Guarde a sua joia em local apropriado

Isso pode parecer óbvio a princípio, mas é importante ressaltar que a peça deve ser guardada em local apropriado.

Neste caso, pode ser em um porta-joias ou em outro local, desde que em local limpo e ventilado. Não deixe suas joias expostas à luz solar direta, pois isso pode danificar a cor e acelerar a oxidação. Além disso, evite colocá-la junto com itens perfumados e luz excessiva, pois são prejudiciais. O principal é mantê-la em local apropriado, conforme mencionado acima.

Lembre-se de manter as joias esmaltadas (resina) separadas das demais para evitar confundi-las na hora da limpeza.

6- Evite quedas

É importante tomar cuidado, pois a queda pode riscar, danificar e até quebrar peças. Por exemplo, quando se trata de joias que contenham pedras, é importante entender que essas joias quebram facilmente. Se a queda for em uma peça com a pedra virada para baixo, acredite: vai quebrar as pedras com mais facilidade. Não tem conserto para pedras quebradas, a não ser a troca das mesmas, por isso é preciso ter cuidado para não perder uma peça por causa de uma queda.
Portanto, atente-se a isso para prolongar ainda mais a vida útil da sua peça.

7- Cuidado ao usar cosméticos

Você se lembra de quando aprendeu que é importante ter cuidado ao usar perfume? Mas não é só isso, é importante ter cuidado com os cosméticos, pois eles podem ser bastante prejudiciais a sua joia. Maquiagem, cremes e outros cosméticos devem ser evitados. Sejam joias, semijoias ou bijuterias, lembre-se de retirar a peça, aplicar maquiagem, esperar 10 minutos e colocar as joias novamente.

Se você cuidar bem, a peça vai durar mais e continuar com aparência de nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.